Daugthers of Destiny

por iris De franco

agosto 2020

 

   Daughters of Destiny é um documentário incrível sobre uma escola revolucionária, Shanti Bhavan, localizada na Índia. Criada em 1997, atende à comunidade intocável, os Dalits, a casta considerada impura que tem subempregos e ganha em média 2 dólares por dia. Dados da minissérie da Netflix, realizada pela cineasta Vanessa Roth, documenta a vida de 5 jovens do programa por 7 anos.


   A idealização do grandioso projeto Shanti Bhavan é do indiano, Abrahan George, que investiu seus bens e dedicou 20 anos da sua vida na escola. O foco é educar cidadãos que sejam capazes de transformar as comunidades de onde vieram.


   O programa privilegia mulheres, que são as que sofrem mais na Índia com a falta de educação, violência e grande dificuldade de serem independentes financeiramente. Segundo dados da série, a índia é o pior lugar para mulheres entre as maiores economias do mundo.


   O único porém do pensamento da escola é não enxergar a arte como potencial transformador do ser humano e da sociedade, privilegiando outras áreas do conhecimento. Mas entre erros e acertos, o Dr. George, consegue em 20 anos de dedicação, perrengues e sucessos, junto ao seu filho Ajit, formar, empregar intocáveis e inserí-los na sociedade deixando uma semente altamente revolucionária.


   Formando jovens com consciência de que, independente da casta em que nasceram, eles podem chegar onde quiserem. Este empoderamento, faz uma das alunas contar que seu sonho é nada mais, nada menos que ser primeira-ministra da Índia. Ela cursou direito e não se sente desencorajada por ter vindo de uma casta considerada inferior e apartada da sociedade, pelo contrário, a consciência de ter origem desprivilegiada a faz ter o desejo e se sentir responsável por transformar a realidade de onde veio.


   Eu considero o programa feminista, corajoso e revolucionário. Uma grande inspiração e prova de que sonhar alto e ir em busca da concretização de ideais que parecem loucos, se faz altamente necessário e é perfeitamente possível. Que mais seres lúcidos, corajosos e determinados como Dr George possam fazer sua parte, distribuindo riqueza, educação e a semente de um mundo mais igualitário.

Contato

+55 11 9 9100 8067   

+55 11 9 8359 4819

mulheresqueconduzem@gmail.com

@mulheres_que_conduzem

Youtube.com/MulheresqueConduzem

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now